Início » Casa Gabriel apresenta primeiras exposições de 2024.

Casa Gabriel apresenta primeiras exposições de 2024.

Foto Artista plástico Vando Figueiredo na montagem da exposição “Rupestre Pensante” que entra em cartaz dia 26, juntamente com a mostra “Semblantes do Mundo” de Ricardo Barcellos.

A Casa Gabriel, espaço de arte focado em fomentar a cultura brasileira, com ênfase na produção nordestina e em novos talentos. Fundada pela empresária e fotógrafa cearense Renata Vale, apresenta a partir do próximo dia 26, novas duas exposições,  “Rupestre Pulsante” do artista plástico Vando Figueiredo,  e “Semblantes do Mundo” de Ricardo Barcellos. 

A mostra intitulada “Rupestre Pulsante”, com curadoria de Maria Eduarda Mota, apresenta cores vibrantes e pinceladas exageradas do artista cearense Vando Figueiredo (72). Entra em exibição a partir de 26 de fevereiro, primeira exposição de 2024 no espaço de arte localizado em São Paulo, que  combina distintos momentos da história da arte de maneira única e harmoniosa.

Desde criança, Gilvando Furtado de Figueiredo possuía a arte como hobbie desenvolvido em paralelo à sua carreira no empreendedorismo. Em 1988, submeteu suas obras para apreciação da crítica, ocasião em que expôs no salão da 9ª UNIFOR PLÁSTICA, tendo ótima recepção pelo público. Foi a partir desse feito que decidiu seguir sua caminhada nas artes plásticas. Com seus traços inconfundíveis, o artista apresenta na mostra “Rupestre Pulsante” um paralelo entre a pintura parietal e a street art. 

Como um fiel seguidor do expressionismo, explora uma abundância de cores, de elementos, de formas e de técnicas que atravessam diferentes períodos de sua trajetória profissional. Suas telas exploram contrastes com combinações ousadas de estilos em uma representação clara do mundo atual. As 18 obras apresentadas traduzem a leitura da arte pré-histórica no mundo contemporâneo em uma narrativa singular, aproximando acontecimentos do passado e os respectivos reflexos no presente.

Já em “Semblantes do Mundo” além da exposição, Ricardo  Barcellos lança livro, que tem como curador o talentoso Eder Chiodetto. A nova mostra reflete sobre a produção e difusão das imagens no mundo contemporâneo. A mostra acontece em torno do lançamento do primeiro livro individual de Barcellos, de mesmo nome, realizado pela Fotô Editorial, que teve como editores o próprio Chiodetto e o curador Josué Mattos.

Barcellos entende sua prática a partir de deslocamentos nos percursos que levam imagens a condição de promessa. Há duas décadas, o artista elabora séries que exploram a noção de extravio, em sentido literal do termo, como se cada obra buscasse desestabilizar o senso comum desvelando a produção de imagens relacionada à sedução e idealização.

Uma obra do artista pode ser gerada a partir de diversas especulações – na escuta atenta de pessoas com deficiência visual que lhe revelam o desejo de tocar a linha do horizonte ou na observação detida das fotografias que nos espiam nas telas de descanso dos computadores. Ao observar as propostas poéticas e políticas que tangenciam suas criações, somos conduzidos a novas fronteiras críticas acerca da nossa relação com os aparatos tecnológicos geradores de imagens em status compulsivo.

Entre inúmeros procedimentos que visam desacomodar a superfície ilusória das imagens e a relação passiva que comumente temos com elas, as 23 obras apresentadas, entre fotografias, objetos e vídeos, desafiam a ideologia alienante impregnada em imagens que nos atravessam e nos seduzem incessantemente.                   

SERVIÇO

 Exposições“Rupestre Pulsante” de Vando Figueiredo, e “Semblantes do Mundo” de Ricardo Barcellos. 

Local: Casa Gabriel | Espaço de Arte

Abertura: 26 de fevereiro

Encerramento: 09 de março

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2906 – Jardim América, SP

Horário: Seg – Sex: 10h às 19h e Sábados: 11h às 15h

Visitação: Gratuita sem necessidade de agendamento prévio

Contato: (11) 3360-8041 | contato@casagabriel.art.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário