Início » Zec Junior participa de exposição em São Paulo. 

Zec Junior participa de exposição em São Paulo. 

Artista cearense expressa na sua arte, um testemunho visual da beleza e perseverança da comunidade negra.

O artista cearense Zec Junior, anda muito orgulhoso nos últimos dias, afinal, foi convidado para participar da exposição coletiva “Descolonizando o Olhar”, Uma Jornada Internacional e Contemporânea, que está em cartaz na Galeria Casa Odisseia em Sampa. 

A mostra apresenta um encontro multifacetado de perspectivas, ultrapassa  fronteiras para revelar as nuances de uma experiência global. Artistas de diversas partes do mundo convergem para desafiar as narrativas tradicionais, desvendar estereótipos arraigados e redefinir o significado de olhar.

Em suas obras, o artista cearense e designer, Zec Junior, expresssa um testemunho visual da beleza e perseverança da comunidade negra. Utilizando uma técnica figurativa e abstrata com base no realismo, busco expressar a negritude, destacando temas como liberdade, expressão criativa e superação. É uma celebração e protesto contra a opressão persistente.

Devemos lembrar que cada obra, presente na exposição, é um ato de resistência, expressão única que quebra as correntes da colonização visual. A diversidade de mídias, desde pinturas vibrantes até instalações imersivas, cria um diálogo vibrante e provocativo. Os artistas, vindos de culturas diversas, convergem para compartilhar suas histórias, desmantelando as estruturas eurocêntricas que há muito dominam o mundo da arte. A exposição é mais do que um simples encontro de obras; é um convite para desconstruir preconceitos arraigados.

“Descolonizando o Olhar”, “não é apenas uma experiência visual, mas um manifesto pela igualdade e inclusão. Cada obra, cada pincelada, cada instante capturado desafia a hegemonia cultural e convida a uma celebração da pluralidade. É um lembrete de que a arte não conhece fronteiras, e sua essência reside na capacidade de unir as experiências humanas em toda a sua complexidade. Ao percorrer essa exposição, somos convidados a deixar para trás os grilhões da visão colonizada e a abraçar um mundo de possibilidades”, afirma Heloiza Azevedo, curadora. 

Zec Junior, avisa que busca “refletir experiências que vão desde manifestações de violência até processos de superação, mergulhando nas camadas que revelam a complexidade e beleza de um povo que se recusa a ser silenciado.

“Descolonizando o Olhar” não é apenas uma exposição, é um movimento, um chamado para desvendar, descobrir e, acima de tudo, reconectar-se com uma humanidade que vai além de limitações impostas pelo passado. 

Serviço: 

Exposição Internacional e Contemporânea – “Descolonizando o Olhar”. 

Em cartaz até 05 de março de 2024. 

Visitação: Terça a Sábado  – 12h30 às 18h. 

Local: Casa Odisseia – Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463. São Paulo, SP.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário